O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) de Cuiabá emitiu um alerta nesta segunda-feira (30), reforçando a necessidade de medidas preventivas contra o sarampo após o aumento de casos na Bolívia. Embora ainda não haja registros da doença na capital mato-grossense, a movimentação na fronteira acendeu o sinal de alerta.
A Prefeitura de Cuiabá orienta que, diante de suspeita da doença, a Vigilância Epidemiológica seja notificada em até 24 horas e o paciente seja mantido em isolamento (veja as orientações ao final).
Na Bolívia, o Ministério da Saúde declarou Emergência Sanitária Nacional após 63 casos confirmados de sarampo até 25 de junho, conforme dados do CIEVS. O primeiro registro foi de um bebê, em abril, na região de Santa Cruz. Outro caso envolveu um participante de eventos com mais de 30 mil pessoas de diversas nacionalidades, o que preocupa autoridades brasileiras pela proximidade com Mato Grosso.
Medidas preventivas indicadas:
- Vacinação obrigatória: A vacina Tríplice Viral e a Tetra Viral estão disponíveis nas unidades de saúde. São recomendadas duas doses para pessoas de 12 meses a 29 anos não vacinadas e uma dose para pessoas de 30 a 59 anos.
- Higienização frequente das mãos com água e sabão, principalmente:
- antes e depois de tocar olhos, nariz e boca;
- após tossir, espirrar, ir ao banheiro ou cumprimentar alguém;
- antes de refeições;
- ao chegar em casa ou em ambientes compartilhados.
- Manter os ambientes bem ventilados.
Orientação para quem for viajar:
Se apresentar sintomas, procure atendimento médico imediatamente, informe o trajeto da viagem e evite contato com outras pessoas.
Principais sintomas do sarampo:
- Febre alta;
- Manchas vermelhas no corpo;
- Tosse seca;
- Olhos irritados (conjuntivite);
- Coriza ou nariz entupido.
A Vigilância em Saúde de Cuiabá reforça que a prevenção é essencial para evitar a reintrodução do sarampo no município.