O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou, na noite desta segunda-feira (15), o projeto que aumentava o número de deputados federais de 513 para 531 a partir da próxima legislatura. A proposta havia sido aprovada anteriormente pela Câmara e pelo Senado, mas agora o veto presidencial será analisado pelo Congresso, que poderá mantê-lo ou derrubá-lo.
Caso fosse sancionada, a medida garantiria ao Mato Grosso duas novas cadeiras na Câmara dos Deputados, elevando a representação do estado de 8 para 10 parlamentares. Além disso, também haveria acréscimo de seis vagas na Assembleia Legislativa, que passaria de 24 para 30 deputados estaduais.
Segundo estimativas, Mato Grosso estaria entre os estados mais impactados financeiramente com a ampliação, com um custo adicional de aproximadamente R$ 22 milhões por ano para manter os novos parlamentares.
O projeto de redistribuição considerava os dados atualizados do Censo Demográfico do IBGE. Com isso, estados como Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul perderiam vagas na Câmara dos Deputados, enquanto outros, como Mato Grosso, seriam beneficiados com mais representatividade.