Sorriso registra redução da criminalidade no primeiro semestre

Sorriso investe R$ 23 milhões em segurança pública e reforça monitoramento com quase mil câmeras

Mesmo sendo responsabilidade do Estado, a segurança pública tem recebido atenção especial da Prefeitura de Sorriso, que projeta investir R$ 23 milhões na área em 2025. Os recursos serão aplicados em diversas frentes, como melhorias na sinalização viária, reforço no monitoramento urbano e reestruturação do trânsito.

O município já conta com 345 câmeras em funcionamento através do programa Vigia Mais MT, todas monitoradas pelo Centro de Controle Operacional (CCO), vinculado à Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep). Dentre os equipamentos, há 299 câmeras fixas, 23 com zoom óptico e 23 com leitura de placas veiculares (OCR), além de toda a estrutura de suporte como nobreaks, armários e switches.

Essas câmeras somam-se ao sistema municipal já existente pelo programa Sorriso + Segura, implantado em 2021, que já monitorava a cidade com mais de 90 equipamentos. Além disso, 420 câmeras estão espalhadas por prédios públicos e também ajudam na vigilância das ruas e avenidas ao redor.

Um drone de alta precisão já está sendo utilizado para apoiar operações de segurança e, na segunda fase do Vigia Mais, a cidade deve receber mais 297 câmeras, incluindo dispositivos com reconhecimento facial, a serem instalados em pontos estratégicos como comércios e áreas de lazer.

Segundo o prefeito Alei Fernandes, o objetivo é promover um ambiente de paz e segurança. “Estamos investindo não só em estrutura, mas em bem-estar. Segurança não é apenas números, é garantir tranquilidade para cada morador”, afirmou.

Sorriso também se destaca por ter sido a primeira cidade de Mato Grosso a universalizar a iluminação pública com LED, em parceria com o programa MT Iluminado. Para o prefeito, a modernização da infraestrutura urbana caminha junto com a segurança pública.

No trânsito, estão sendo instaladas 10 lombadas eletrônicas em locais com alto índice de acidentes, especialmente próximos a escolas. O município também segue com o Plano de Ação Imediata para o Trânsito (PAIT), que prevê binários, semáforos sincronizados (ondas verdes) e alterações viárias. O plano está sendo implementado em etapas e cobre regiões centrais e bairros da Zona Leste.

O Gabinete de Gestão Integrada (GGI) tem sido essencial para o diálogo entre Prefeitura e forças de segurança, promovendo ações conjuntas com PM, Polícia Civil, Bombeiros, Guarda Municipal, PRF, Força Tática e Ciopaer. O secretário da Semsep, coronel Nerci Adriano Denardi, destaca os resultados: até junho, 250 quilos de drogas foram apreendidos, os homicídios caíram 77% e os roubos, 35%.

Apesar dos avanços, o prefeito ressalta que o trabalho não pode parar. Em visita a Brasília, ele pediu a permanência da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) no município.

“Sorriso é nossa casa e precisa ser um lugar seguro para se viver, crescer e realizar sonhos. Segurança pública também é nossa responsabilidade”, concluiu Alei.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.