Mato Grosso registra o 1º caso suspeito de intoxicação por metanol

O número de casos suspeitos de intoxicação por metanol no país subiu para 181, segundo boletim divulgado pelo Ministério da Saúde neste sábado (4). Entre as notificações, um caso é investigado em Peixoto de Azevedo (MT).

Na sexta-feira (3), o Governo de Mato Grosso havia informado que não existiam casos em análise no estado. No entanto, a nova atualização nacional incluiu uma suspeita no município.

O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs-MT) alerta que o diagnóstico da intoxicação por metanol é complexo, pois os sintomas iniciais se confundem com os de uma embriaguez comum — como náuseas, vômitos, dor abdominal, dor de cabeça e confusão mental.

Entre 12 e 24 horas após a ingestão, podem surgir complicações graves, incluindo visão turva, fotofobia, convulsões, coma e até cegueira permanente.

Até o momento, o Brasil contabiliza 13 mortes, sendo duas confirmadas em São Paulo. A intoxicação por metanol é considerada um evento de Saúde Pública de importância nacional e de notificação obrigatória para os serviços de saúde.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.