Secretaria confirma que não há casos suspeitos por intoxicação de metanol em MT

O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs-MT) divulgou um alerta aos profissionais de saúde sobre o risco de intoxicação por metanol, após o registro de um surto em São Paulo, ligado a bebidas alcoólicas adulteradas.

Em Mato Grosso, não há casos confirmados ou suspeitos, mas o comunicado reforça a necessidade de atenção máxima e notificação imediata de qualquer ocorrência.

Em todo o país, 43 casos foram registrados — 39 em São Paulo, com uma morte confirmada e oito ainda em investigação nos estados de SP, PE e BA.

O técnico responsável pelo Cievs, Menandes Alves de Souza Neto, explicou que os sintomas iniciais da intoxicação podem se confundir com os de uma embriaguez comum, como náuseas, vômitos, dor abdominal e confusão mental, surgindo entre 6 e 12 horas após a ingestão. Em casos mais graves, o quadro pode evoluir para cegueira, convulsões e até coma.

A Secretaria de Estado de Saúde reforçou a importância da vigilância ativa, do controle rigoroso na comercialização de bebidas e do combate ao uso indevido de substâncias químicas como o metanol.

O Ministério Público também orientou que empresas reforcem seus sistemas de controle e rastreabilidade para impedir a circulação de bebidas adulteradas em Mato Grosso.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.